Mosaiko encerra as III Jornadas da Cidadania

22 de Setembro de 2017

Terminou na sexta-feira 22 de Setembro de 2017 a III Jornadas da Cidadania, evento que desde o dia 21 de Setembro, juntou durante três dias, no salão paroquial Cónego Manuel das Neves em Luanda, mais de 250 pessoas que reflectiram sobre os Direitos Humanos e a Cidadania em Angola.

A III Jornadas da Cidadania foi realizada no âmbito das comemorações dos 20 anos do Mosaiko ao serviço dos Direitos Humanos em Angola, e teve como grande objectivo reflectir através de uma abordagem contextualizada sobre questões referentes a problemática dos Direitos Humanos, os avanços e recuos e perspectivas do exercício da cidadania em Angola. Para além dos painéis temáticos, houve ainda tempo para o teatro. Três grupos de teatro nomeadamente: ALÉM-MAR, ATUCAN. ETU-TWEZA concorrentes ao concurso Direitos Humanos no palco, representaram as suas peças, tendo no final o grupo Além-Mar arrebatado o prémio do público, com a peça Livres para Sonhar, recebendo uma máquina de fumo e luzes, ao passo que o júri liderado pela Dra. Pulquéria Van-Dúnem classificou o grupo ATucan com a peça Direitos Humanos, isso é o quê, como o grande vencedor do concurso. O prémio foi uma máquina de fumo, luzes de espectáculo e mais luzes laser.

Estiveram como prelectores no primeiro dia, a Ana Celeste Januário, o Nelson Pestana e o António Ventura que abordaram a situação dos Direitos Humanos em Angola. No segundo dia das jornadas, a Professora Cesaltina Abreu e a activista Alexandra Simeão falaram da cidadania em Angola um agir local para uma mudança social, finalmente o Mosaiko ontem, hoje e os seus desafios foram radiografados pelos freis José Sebastião, Mário Rui e pelo antigo funcionário do Mosaiko Paulo Máquina.

Em paralelo, o pátio das Irmãs de São José de Cluny, no são Paulo, acolheu a exposição das fotografias concorrentes ao concurso Direitos Humanos numa Imagem organizado pelo Mosaiko no qual foram seleccionados 12 concorrentes com 20 fotografias. Da votação feita no facebook a fotografia que mais gostos, comentários e partilhas teve, foi o retrato intitulado Vida sem Vida de Adriano Anderson. O prémio foi de 50.000.00, o grupo Rocha Monteiro que também patrocinou o concurso, ofereceu um tripé e uma máquina fotográfica. O vencedor do prémio do Júri foi a imagem intitulada Ama (mentar) de Carina Coelho, tendo recebido 100.000.00 kwanzas e uma impressora de fotografia (Patrocínio do Grupo Rocha Monteiro).

Houve ainda espaço para os participantes da III Jornadas da Cidadania deixarem as suas opiniões e recomendações para as próximas edições e mensagens de felicitação pelos 20 anos ao serviço dos Direitos Humanos em Angola.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito