Mosaiko facilita Jogo de Direitos Humanos aos encarregados de educação

A aplicação do Jogo didáctico ocorreu no dia 28 de Abril, no âmbito do projecto Educação em Direitos Humanos.

A convite das Irmãs Apostólicas do Coração de Jesus, o Mosaiko facilitou uma formação sobre a aplicação do jogo didáctico “Uma Viagem pelos Direitos Humanos em Angola” aos encarregados de educação da Escola Santa Marta, no município do Cazenga.

A aplicação do Jogo didáctico ocorreu no dia 28 de Abril, no âmbito do projecto Educação em Direitos Humanos, e contou com a participação de 21 encarregados de educação, dentre os quais 13 Homens e 8 Mulheres.

Segundo a coordenadora da Biblioteca Mosaiko, irmã Cecilia Prudencio, a actividade permitiu aos encarregados compreender os Direitos Humanos através do Mapa de Angola, com as províncias a representar os Direitos estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).

Durante a formação, que contou com o apoio da Misereor, os encarregados de educação abordaram os artigos da DUDH relativos à nacionalidade, à participação pública, a férias e ao lazer, a um nível de vida suficiente, à presunção da inocência, à educação, e à participação na vida cultural.

“Os encarregados destacaram o artigo 15º Direito à Nacionalidade, mas precisamente o Registo Civil, o acesso à Cédula Pessoal e ao Bilhete de Identidade”, disse a irmã Cecilia Prudencio.

A Escola Santa Marta tem realizado mensalmente debates sobre variados temas sociais com os estudantes. “Desta vez a dinâmica foi diferente, sendo a primeira a realizar-se com a participação dos encarregados de Educação da Escola Santa Marta”, afirmou a facilitadora da formação.

A irmã Cecilia Prudencio fez uma avaliação positiva da actividade, pois “os encarregados mostraram-se satisfeitos com as aprendizagens obtidas no jogo”.

Os encarregados elogiaram a criação do jogo e a sua aplicação na Escola. “Esta é uma maneira boa de aprender os Direitos Humanos”, afirmaram os encarregados.

No final da actividade, os encarregados assumiram o compromisso de partilhar sobre o jogo didáctico de Direitos Humanos com os outros encarregados que não se fizeram presente no encontro.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito