Lí­deres de organizações em Benguela recebem formação sobre Democracia e Eleições

20 a 22 Fevereiro Bairro da Graça, Benguela Angola é um País democrático constitucionalmente, com esta afirmação e motivados a conhecer mais sobre Democracia, eleições e Processo de legalização de...

DEMOCRACIA E ELEIÇÕES

20 a 22 Fevereiro

Bairro da Graça, Benguela

Angola é um País democrático constitucionalmente, com esta afirmação e motivados a conhecer mais sobre Democracia, eleições e Processo de legalização de associações, mais de 20 pessoas entre líderes comunitários, representantes de associações e estudantes dos municípios do Lobito e Benguela participaram nos últimos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro, do Seminário promovido pelo Mosaiko | Instituto para a Cidadania. O encontro decorreu no Centro Juvenil da Graça, em Benguela.

Durante os três dias de acção formativa, reflectiram sobre a realidade local, tendo em conta o contexto atual do País, e como funciona o processo eleitoral em Angola. Também participaram de um workshop sobre: A criação e legalização de associações.

Para o facilitador do Mosaiko, Anísio Samandjata, o envolvimento das pessoas com o assunto foi muito importante. Com o nosso trabalho, pudemos perceber que os membros das associações enfrentam muitos desafios para criar e legalizar as suas organizações, afirma Samandjata.

Segundo ele, as pessoas ainda desconhecem os direitos e deveres previstos na Lei 6/12, que é a regra de Criação dos grupos associativos, o que dificulta um pouco o desempenho dos serviços. A nossa missão é levar o conhecimento e apresentar alternativas com base nas leis, para que as pessoas possam realizar um bom trabalho junto da comunidade, conclui Anísio.

Mais sobre o Seminário

O evento foi organizado pelos Leigos Para o Desenvolvimento e facilitado pela equipa do Mosaiko, constituida pela irmã Cecília Prudêncio, Anísio Samandjata, Deonilde da Graça e na logística, o Osvaldo Tomás. O seminário contou com apoio da União Europeia e dos Países Baixos.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito