LANÇAMENTO DO LIVRO DAS ACTAS DA IV SEMANA SOCIAL NACIONAL SOBRE “DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO”

O Núncio de Angola e São Tomé, D. Novatus Rugambwa, apresentou o livro das Actas da IV Semana Social Nacional

DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO
2 de Dezembro de 2013
Luanda Secretariado Arquidiocesano de Evangelização e Catequese

No dia 02 de Dezembro de 2013, o Núncio Apostólico em Angola e São Tomé, Sua Exª D. Novatus Rugambwa, apresentou o livro das Actas da IV Semana Social Nacional sobre “Democracia e Participação” na Sala do Secretariado Arquidiocesano de Evangelização e Catequese.

Na cerimónia de lançamento estiveram presentes os Bispos de Caxito e Saurimo,  D. António Jaca e D. José Manuel Imbamba, os Bispos eméritos de Benguela e Lubango, D. Óscar Braga e D. Zacarias kamwenho respectivamente, o Provedor de Justiça Dr. Paulo Tchipilica, participantes da IV semana social, membros da sociedade civil, órgãos de comunicação social entre outros.

O Núncio começou o seu discurso situando a Semana Social dentro da Doutrina Social da Igreja, dizendo que “muitos dos participantes, ao debaterem o tema “Democracia e a Participação”, não se assumem apenas como cidadãos conscientes e activos, mas colocaram-se também como cristãos que querem aprofundar a sua fé nesta área tão difícil e delicada do compromisso cristão”.

Em relação a participação política afirmou que “ o cristão comprometido na vida política tem de afirmar as suas exigências: defesa e promoção da justiça, espírito de serviço, respeito pela autonomia das realidades terrestres, solidariedade, testemunho de vida – de modo a alcançar o seu objectivo final, que é a construção da paz”

Para concluir, recordou a todos que as conclusões e recomendações da IV Semana Social Nacional permanecem actuais, continuando a suscitar o nosso compromisso concreto.

As palavras de encerramento foram de D. António Jaca, presidente da Comissão Episcopal de Justiça e Paz, que deixou como recomendação “Manter vivo tudo aquilo que foi o espírito da semana social para que contribuamos assim para a vivência mais democrática aqui na nossa terra

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito