Encontro Nacional “Aprendendo Juntos”

17 a 18 de Janeiro Viana, Luanda Os participantes começaram a chegar no dia 16, trazendo nas suas bagagens muitas expectativas e responsabilidade, porque segundo eles não vinham de forma...

APRENDENDO JUNTOS

17 a 18 de Janeiro

Viana, Luanda

Os participantes começaram a chegar no dia 16, trazendo nas suas bagagens muitas expectativas e responsabilidade, porque segundo eles não vinham de forma individual mas sim como representantes das suas comunidades.

O espaço congregou diferentes líderes dos grupos locais de Direitos Humanos com os quais o Mosaiko trabalha. Participaram da actividade 26 membros dos quais 20 homens e 6 mulheres. Dentre eles destacam-se a Associação Y.O.V.E (Benguela), Associação de Verdade e Justiça (Uige), Núcleo Dinamizador dos Direitos Humanos do Cubal e o seu subnúcleo da Ganda (Benguela), Núcleo dos Direitos Humanos da Matala e os seus Subnúcleos de Capelongo e de Jamba (Huíla), Comissão de Justiça e Paz do Amboim – Gabela (K. Sul), Comissão Diocesana de Justiça e Paz do Dundo (L. Norte).

Por ocasião da abertura do encontro ora referido, o embaixador do Reino Unido em Angola, Richard Wildash, começou por “felicitar o Mosaiko | Instituto para a Cidadania pelo excelente trabalho que tem realizado no âmbito da promoção dos direitos humanos em Angola; trabalho este que tem servido como motor para a sua divulgação a nível nacional e de igual modo para a capacitação e fortalecimento da sociedade civil e profissional deste ramo”.

Acrescentou ainda que “a Embaixada Britânica orgulha-se em apoiar o Mosaiko neste projecto e de poder evidenciar o seu impacto através de eventos como este que permitem tanto a troca de experiências e a capacitação de grupos de voluntários vindos de diferentes comunidades, como também a busca de soluções sustentáveis para uma melhor promoção e defesa dos direitos humanos em Angola. Não podemos esquecer: aprendendo juntos para uma Angola melhor“! Concluiu.

Foram dois dias de trabalho intenso, onde os participantes tiveram a oportunidade de partilhar experiências, lições aprendidas e dificuldades que enfrentam todos os dias no trabalho sobre Direitos Humanos que realizam nas suas respectivas comunidades.

Ao terminar o encontro agradeceram ao Mosaiko pela iniciativa, comprometendo-se a partilhar o apreendido. Facilitaram o encontro os assessores de Direitos Humanos, Djamila Ferreira e Hermenegildo Teotónio.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito