Direitos Humanos 365 – 66º aniversário da DUDH

Os Direitos Humanos são para todas as pessoas

DIREITOS HUMANOS 365

10 de Dezembro

Hoje comemora-se no mundo inteiro o Dia dos direitos humanos. Neste ano 2014, estamos a celebrar o 66º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este ano a ONU propõe como lema Direitos Humanos 365 com o objectivo de ajudar a tomada de consciência sobre a importância do conhecimento e promoção dos direitos humanos durante todos os dias do ano.

Quando olhamos para o mundo constatamos que ainda existem muitas violações de direitos humanos mas ao mesmo tempo encontramos diversos movimentos, associações e pessoas que trabalham na defesa e promoção dos direitos humanos, porque acreditam que para um desenvolvimento sustentável é importante reconhecer que todos somos iguais em dignidade, tal como afirma o artigo 1º da DUDH.

Assim encontramos defensores de direitos humanos nos cinco continentes, vamos nomear alguns deles: o movimento mexicano que está pedir justiça pelos 43 estudantes que estão desaparecidos desde Novembro, gritam diariamente vivos os levaram, vivos os queremos. Na Europa aumenta cada vez mais a sensibilidade da população a favor dos imigrantes. Com grande criatividade reivindicam que nenhum ser humano é ilega“. No continente asiático estamos a assistir a luta dos estudantes de Hong kong a favor da democracia. E, no nosso continente estamos a ver como estão a surgir diversas iniciativas da sociedade civil que se sente responsável pela construção de uma nova sociedade.

Mas o compromisso com os direitos humanos desenvolve-se também nas pequenas práticas que muitos homens e mulheres estão a realizar cada dia, práticas que tem a ver com a defesa da vida, com o cuidado da terra, com o cumprimento da nossa responsabilidade no ambiente de trabalho.

Como disse o Secretario Geral da ONU na sua mensagem para este dia, os direitos humanos são para todas as pessoas, independentemente da sua procedência, raça, condição económica….tomara que seja assim nos próximos 365 dias.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito