Dia Mundial do Património Audiovisual

Patrimônio audiovisual deve ser acessível a todos

DIA MUNDIAL DO PATRIMÓNIO AUDIOVISUAL

27 de Outubro

Anualmente esta data serve para a reflexão sobre o património Audiovisual em todo mundo. Aprovada em 2005 pela Conferência Geral da UNESCO, como forma de chamar a atenção para a necessidade da adopção de medidas que permitam a conservação dos arquivos audiovisuais no mundo inteiro, e da importância destes arquivos para a construção integral da identidade cultural das nações.

Grandes mudanças transformam a maneira pela qual a informação e os recursos são gerados, acessados e gerenciados, e à medida que uma quantidade crescente de material audiovisual emerge na forma digital incluindo e-mails, blogs, redes sociais e sites electrónicos todo o património audiovisual entra em perigo. Milhões de filmes, discos e fitas de áudio e vídeo correm o risco de virarem pó, podendo desaparecer gradualmente.

Neste sentido, a UNESCO, apela aos governos a fortalecerem as políticas nacionais, para preservar e dar acesso ao património audiovisual em todas as suas formas, além de apoiar actividades profissionais para a identificação e a preservação de colecções de valor permanente. É com base nestas recomendações que no dia 30 de Outubro de 2014 foi constituída em Luanda, a Associação Angolana dos Profissionais de Cinema e Audiovisual (APROCIMA) que tem por missão a formação de jovens que têm demonstrado interesse e potencial criativo para seguir as áreas de realização, produção, iluminação, argumento, direcção de fotografia e edição, assim como aos mais velhos que reclamam por mais competências profissionais.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito