DIA MUNDIAL DA TERRA

Celebremos este Dia Internacional renovando o nosso compromisso de honrar e respeitar a Mãe Terra

22 de Abril

Começamos este artigo com as palavras do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki -moon, que nos lembra que “O Dia Internacional da Mãe Terra nos dá a oportunidade de reafirmar a nossa responsabilidade colectiva para promover a harmonia com a natureza num momento em que o nosso planeta está ameaçado pela mudança climática, o uso insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem. Quando criamos as ameaças para o nosso planeta, não só pomos em perigo a única casa que temos, mas também a nossa sobrevivência no futuro. Celebremos este Dia Internacional renovando o nosso compromisso de honrar e respeitar a Mãe Terra”

Desde 1970 se comemora o Dia Internacional da Terra, graças à iniciativa do senador norte-americano Gaylord Nelson, activista ambiental, que propôs a elaboração de uma agenda ambiental. Esta iniciativa teve grande apoio da população, o que obrigou os Estados Unidos a criar um Departamento de Protecção ambiental. Essa experiência nos ajuda a ver, como às vezes, pequenas iniciativas podem gerar mudanças estruturais num país.

A Terra ou como alguns chamam a “casa comum”, é uma casa em que todos e todas nós habitamos. Agora, podemos dizer que esta “casa comum” tem vários andares, mas nem todos os que nela habitam, vivem nas mesmas condições.

Assim, por exemplo, perante as ameaças da mudança climática, o especialista Chris Field, da Carnegie Institution for Science, destacou que no relatório apresentado pela Organização das Nações Unidas- “Mudança Climática 2014. Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade”, chega-se à conclusão que “as pessoas, sociedades e ecossistemas são vulneráveis em todo o mundo, mas a vulnerabilidade varia de lugar dependendo das zonas. Muitas vezes, a mudança climática interage com outras tensões, aumentando assim o risco”

Celebrar o Dia da Terra neste 22 de abril de 2014 torna-se uma oportunidade para que cada um de nós se responsabilize com o cuidado que devemos à “Mãe Terra” e que continuemos a nos comprometer para que as práticas pessoais ou em grupo a favor “dela” se possam ir transformando em políticas estatais para garantir um desenvolvimento sustentável em todos os níveis.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito