Dia mundial da terra- É a nossa hora…sejamos líderes…

Neste ano celebra-se o 45º aniversário desde que as Nações Unidas declararam o 22 de Abril como O Dia internacional da terra

O Dia internacional da terra

22 de Abril

Luanda

Neste ano celebra-se o 45º aniversário desde que as Nações Unidas declararam o 22 de Abril como O Dia internacional da terra. Nestes 45 anos a consciência da população mundial para com o cuidadado da terra tem aumentado. Assim como a responsabilidade dos Governos que se verificam na implementação de determinadas políticas que tem em conta o equilíbrio ecológico.

Porém, nem a maior consciência nem as politicas adequadas são realidades generalizadas. Pelo contrário, podemos afirmar que a nossa relação com a terra tem mudado nos últimos anos, ou séculos. A terra não é mais a casa comum onde nós somos hóspedes, Pessoas de passagem ou não, a terra é o lugar que nos pertence e por tanto, podemos fazer com ela e nela tudo o que desejamos.

Uma sinal desta nova relação é a mudança climática. Uma mudança que está afectar o equilibrio do planeta terra e, como é conhecido, de maneira mais forte naquelas regiões onde o desenvolvimento sustentavel está longe de ser alcançado. Percebe-se a mudança climática em factos como a seca ou a chuva extrema em grandes áreas do mundo, o desgelo nos Pólos do planeta, os tsunamis, o desiquilibrio na producção de alimentos, as novas enfermidades, etc.

Neste 45º aniversário, o secretário Geral das Nações Unidas, Ban ki-moon faz um chamamento à população mundial, a cada um de nós para nos responsabilizarmos no cuidado da terra: as grandes medidas que temos de tomar não são responsabilidade só dos legisladores e dos chefes mundiais. Hoje, neste Dia da Mãe Terra, faço um chamamento para que todos nós sejamos conscientes das consequências das nossas decisões sobre o planeta e o que supõe para as gerações futuras.

Esta é nossa hora, é o tempo de assumir a nossa responsabilidade e de sermos líderes para a mudança do nosso planeta.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito