DIA MUNDIAL DA SAÚDE

A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi fundada a 7 de Abril de 1948, e desde então celebra-se todos os anos, o Dia Mundial da Saúde.

07 DE ABRIL

A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi fundada a 7 de Abril de 1948 e, desde então celebra-se todos os anos, o Dia Mundial da Saúde.

Para comemorar esta data, a ONU propõe um tema por ano para ajudar tanto a reflectir como a pôr em prática algumas medidas com o objectivo de melhorar a qualidade da saúde das pessoas que vivem no mundo.

Para este ano, o tema escolhido é Doenças transmitidas por Vectores. “Vectores são organismos que transmitem agentes patogénicos de uma pessoa (ou animal) infectada para outra. Doenças transmitidas por vectores são causadas por esses patógenos em humanos, e geralmente são mais comuns em áreas tropicais e locais com problemas de acesso a água potável e saneamento”

Ao falar de doenças transmitidas por vectores, nos referimos não só as que transmitem os mosquitos, mas também, por exemplo, as causadas por outro tipo de insectos como os percevejos, carraças etc.

A malária é a doença transmitida por vectores que mais morte causou no mundo. No entanto, devido a vários factores, tais como o comércio mundial, as viagens internacionais, as mudanças climáticas, entre outros, a doença vector que tem aumentado mais nas últimas décadas, é a dengue.

Tendo em conta esses dados, é fácil perceber que o nosso país não pode estar indiferente a essa campanha mundial. Devemos difundir a importância de se estar alerta perante estas doenças, assim como chamar a atenção sobre a responsabilidade de cada um na luta contra as mesmas.

Neste Dia Mundial da Saúde, queremos destacar as prioridades estabelecidas pelo governo angolano no Plano de desenvolvimento Nacional de Saúde 2012-2015:

– Aumentar a esperança de vida à nascença;
– Melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano e alcance dos Objectivos do Milénio;
– Consolidar o processo de reforma do Sistema Nacional de Saúde e do reforço institucional, particularmente aos níveis Central, Regional, Provincial e Municipal;
– Capacitar os indivíduos, famílias e comunidades para a promoção e protecção da saúde.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito