Dia internacional para erradicação da Pobreza

O nosso mundo está a passar por grandes mudanças, uma delas é a crescente desigualdade..

DIA INTERNACIONAL PARA ERRADICAÇÃO DA POBREZA

17 de Outubro

A erradicação da pobreza deve ser a prioridade absoluta de qualquer política de desenvolvimento. A extrema pobreza é um impedimento ao pleno exercício dos direitos humanos, um obstáculo ao desenvolvimento e uma ameaça à paz (Irina Bokova)

O nosso mundo está a passar por grandes mudanças tanto a nível social, politico, cultural como a nível religioso… mudanças essas que estão a afectar grande parte da humanidade. Uma delas é a crescente desigualdade. Segundo alguns analistas, a brecha entre os ricos e pobres é cada vez maior. A crescente desigualdade é preocupante, pois, diz-se que o mundo está a digerir uma insatisfação da qual não se sabem as consequências quando explodir

Essa desigualdade crescente está a causar o sofrimento de grande parte da humanidade. É escandaloso que num momento em que o desenvolvimento científico e tecnológico tem alcançado limites surpreendentes, grande parte da população mundial ainda não tenha acesso a serviços básicos como água, energia eléctrica ou saneamento básico. Em pleno 2014, ainda é fraco o sistema de saúde em muitos países assim como o acesso de milhões de crianças a uma educação de qualidade.

Diante dessa triste realidade, aparece a terceira semana de Outubro como um sinal de que um outro mundo é possível. Durante estes dias comemoramos algumas datas que nos ajudam não só a pensar, mas a criar alternativas para o mundo em que vivemos. O 16 de Outubro é o Dia Mundial da Alimentação e o 17, dia Internacional para a erradicação da pobreza.

Durante estes dias, aparecem muitas iniciativas em todo o mundo. Iniciativas que nascem a partir de pequenos ou grandes grupos. Iniciativas que mostram que no mundo, há homens e mulheres que se movimentam, se atrevem a sonhar e a fazer algo diferente para o nosso mundo

Conforme acordado em O Futuro que Queremos (parágrafo 2), a erradicação a pobreza é o maior desafio global que o mundo enfrenta hoje e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável (parágrafo 2). O mundo tem feito grandes progressos na redução da pobreza extrema desde a adopção dos ODM. Agora, o mundo tem uma perspectiva realista da erradicação da pobreza, em todas as suas formas, até 2030. Assim, acabar com a extrema pobreza em todas as suas formas, apoiada por metas ousadas e actualizadas dos ODM, deve constituir uma clara prioridade dos ODS e tornar-se o primeiro objectivo. Desta maneira, o mundo irá garantir a continuidade da luta contra ela durante a transição dos ODM para os ODS. (Uma Agenda de Acção para o desenvolvimento sustentável )

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito