Deixe o jornalismo prosperar

É o lema Escolhido pela UNESCO por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

DEIXE O JORNALISMO PROSPERAR

03 de Maio

É o lema Escolhido pela UNESCO por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, assinalado a 3 de Maio.

O Mundo continua a viver os Ecos do dia Mundial da Liberdade de imprensa data em que os Jornalistas reflectem sobre as questões relativas à liberdade de imprensa e à ética e deontologia da profissão, por forma a promover o exercício da liberdade de expressão com responsabilidade, segurança e respeito pelas instituições e pelos cidadãos.

A UNESCO considera que para que paz seja duradoura e o desenvolvimento seja sustentável, os direitos humanos devem ser respeitados. Todos devem ser livres para procurar, receber e transmitir conhecimento e informação, em todos os meios de comunicação, online e offline. Pois O jornalismo de qualidade permite que os cidadãos tomem decisões conscientes sobre o desenvolvimento de sua sociedade. Ele também permite expor a injustiça, a corrupção e o abuso de poder.

Para esse fim, o jornalismo deve ser capaz de prosperar, em um ambiente favorável em que os jornalistas possam trabalhar de forma independente e sem interferência indevida, bem como em condições de segurança.

Recentemente, o mundo tem assistido a terríveis ataques contra jornalistas – pelo menos um jornalista é morto a cada semana, tanto em zonas de conflito quanto naquelas em que não há conflito

A propósito da Efeméride o Governo de Angola tornou pública uma mensagem em que garante continuar a trabalhar com todos os seus parceiros, no sentido de assegurar que a profissão seja exercida com segurança e justiça e condena quaisquer acções que coloquem em perigo o exercício da profissão e a vida dos jornalistas.

A nota acrescenta que a liberdade de expressão, consagrada na Constituição da República de Angola, é um dos pilares da democracia e constitui a base da construção de uma sociedade plural, na qual os direitos fundamentais dos cidadãos devem ser respeitados, aceitando-se a diferença e o primado da Lei.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito