Concurso de fotografia sobre Direitos Humanos

Em curso a votação das fotografias na página do Facebook

Concurso Direitos Humanos em Angola numa imagem

Viana | Estalagem,

Começou, hoje, 6 de setembro, o processo de votação na página do Facebook do Mosaiko das fotografias do Concurso Direitos Humanos em Angola numa imagem.

O período de envio das candidaturas terminou às 23 horas e 59 minutos do dia 3 de Setembro. Durante o período de pouco mais de um mês, 71 fotografias foram enviadas por um total de 17 concorrentes, desde profissionais a amadores.

Na última terça-feira, 5 de Setembro, a equipa de júris, constituída pelo coordenador da secção media do Mosaiko, Gabriel Kahenjengo, e os fotógrafos Nelson Goverffo e Sandra Lario, estiveram reunidos para o apuramento das candidaturas e a selecção das 20 primeiras fotografias, bem como da fotografia vencedora do prémio do júri, segundo o regulamento.

O júri Gabriel Kahenjengo revela que a selecção das fotografias foi muito difícil e explica como foi o processo de escolha das 20 melhores fotografias do concurso: inicialmente, tivemos a selecção de 24 fotografias que, no nosso parecer, eram as melhores, mas, por exigência do regulamento, tínhamos que reduzir a 20 e assim procedemos, afirmou.

O coordenador da secção media do Mosaiko disse que os principais critérios tidos em conta, durante a selecção, foram a relação das fotografias com as realidades de Direitos Humanos em Angola e a sua originalidade, para além da capacidade de comunicação da imagem e a sua qualidade.

Gabriel Kahenjengo disse ainda que das 20 fotografias os júris, por votação secreta, escolheram aquela que vai receber o prémio do júri. Não foi fácil escolher uma só fotografia dada a qualidade de muitas, mas por votação secreta em papéis, para que não houvesse influências, encontramos a fotografia vencedora do prémio do júri, disse o Kahenjengo.

Começou a votação no Facebook!
As 20 fotografias selecionadas estão postadas, desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 6 de Setembro, na página do Facebook do Mosaiko (www.facebook.com/mosaikoangola), onde estão a merecer a votação dos internautas e amigos do Mosaiko. A fotografia que receber mais gostos e comentários, até às 12 horas do dia 21 deste mês, vai ser a vencedora do prémio do público.

A divulgação dos Resultados
Os resultados do concurso vão ser divulgados no dia 22 de Setembro, durante as Jornadas da Cidadania. O vencedor do prémio do júri vai receber um montante de Akz 100.000,00 (cem mil kwanzas) e o vencedor do prémio do público vai levar consigo Akz 50.000.00 (cinquenta mil kwanzas).

Jornadas da Cidadania
No âmbito das comemorações do 20º aniversário do Mosaiko, o Instituto vai realizar uma actividade denominada Jornadas da Cidadania, a ter lugar no Centro Cónego Manuel das Neves, na Paróquia de São Paulo, junto à Rádio Ecclesia, nos dias 20, 21 e 22 deste mês, das 15 horas e 30 minutos às 19 horas.

As Jornadas da Cidadania vão ser marcadas por prelecção de temas, estreia de peças teatrais e divulgação de resultados do concurso Direitos Humanos ao palco e a exposição das fotografias bem como a divulgação dos vencedores do concurso Direitos Humanos em Angola numa imagem.

Mosaiko | 20 anos ao Serviço dos Direitos Humanos em Angola.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito