Concurso de Spoken Word – “É de Género”

Concurso Spoken Word

REGULAMENTO

  1. Promotor

O Mosaiko | Instituto para a Cidadania, promove um concurso de Spoken Word, com o tema geral “É de Género”. O concurso enquadra-se no projecto “Promoção da Advocacia de Políticas Públicas Inclusivas em Angola”, implementado em parceria com a FEC – Fundação Fé e Cooperação e financiado pela União Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Sobre o Mosaiko: www.mosaiko.op.org

Sobre a FEC: https://www.fecongd.org/

2. Objectivos

  1. Incentivar a criação artística na modalidade de spoken word;
  2. Promover a reflexão sobre a situação social das mulheres em Angola e no mundo;
  3. Incentivar a intervenção social através da Arte;
  4. Contribuir para a mudança social e para a valorização do papel da mulher.
3. Participantes
  • O concurso é dirigido a pessoas maiores de 16 anos, residentes em Angola.
  • Cada concorrente pode apresentar até três textos a concurso. No caso de apresentação de mais de três textos, serão considerados apenas os três primeiros enviados.
  • Cada concorrente é responsável pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantindo a sua autoria e assumindo toda a responsabilidade decorrente de reclamações de terceiros no que diz respeito a direitos de autor e direitos conexos.
  • Ao participar no concurso, cada concorrente declara conhecer e aceitar o presente regulamento.
4. Tema e subtemas

Tema geral: Género e Direitos Humanos

Subtemas:

Mulher e Acesso à Justiça: em Angola, o acesso à Justiça é mais difícil para mulheres, a sua voz é considerada menos importante nas queixas apresentadas à polícia, na forma como é vista em situações de violência doméstica ou abuso sexual. A tradição dificulta o acesso à herança e ela tem receio de lutar pelos seus Direitos, pois a comunidade e a família olham com desdém as mulheres que o fazem.

Mulher e participação: as mulheres têm menos participação na vida pública do país. As associações têm menos mulheres e, quando fazem parte, raramente o fazem em cargos com poder de decisão. Também na esfera privada e familiar, a voz da mulher é menos ouvida, mesmo quando se trata de decisões que afectam directamente a sua vida.

Mulher e políticas públicas: a mudança social é mais efectiva quando estrutural, e para isso, são necessárias políticas públicas. Que politicas podem colaborar para diminuir o fosso da desigualdade de género? E quais o alimentam? Podemos sonhar e lutar por outras políticas?

5. Fases do concurso
  • Este concurso decorrerá em duas fases: selecção de textos (registo escrito e áudio) e apresentação pública.
  • Primeira fase: os interessados e interessadas devem enviar a sua proposta por e-mail até às 23h59m do dia 18 de Março para mosaiko@mosaiko.op.org ou entregues, em formato digital, nas instalações do Mosaiko (Bairro da Estalagem, km 12, Viana), com o assunto: concurso É de Género – título do texto

Cada e-mail deverá conter: ficheiro áudio com o poema dito pelo autor ou autora e um documento PDF com as seguintes informações: título, subtema escolhido, autor/a, texto integral.

Os candidatos que queiram apresentar mais do que um texto (até ao máximo de três), deverão faze-lo em e-mails separados.

Depois do envio da proposta, deverão aguardar um e-mail de confirmação de recepção da mesma. Caso não recebam confirmação em 72h, deverão contactar por chamada (não por sms) o número: 929 775 815 | 912 508 604.

Os textos apresentados a concurso serão avaliados por um júri. São critérios de selecção dos textos:

  • Originalidade
  • Adequação ao tema e subtema
  • Duração do texto (não mais que 5 minutos no registo áudio)

 As propostas que forem seleccionadas para a segunda fase, serão contactadas até ao dia 25 de Março. As propostas não seleccionadas não serão contactadas.

  • Segunda fase: a decorrer em Luanda, em formato presencial e em local a designar, no dia 31 de Março.

Na segunda fase, os concorrentes seleccionados devem apresentar, ao vivo, o texto enviado na primeira fase e uma segunda obra. A segunda obra deverá ser sobre um dos outros sub-temas, que não o abordado para o texto enviado na primeira fase. Haverá uma terceira ronda a partir de um tema anunciado durante o evento, de forma a valorizar a capacidade de improviso dos participantes.

Para os concorrentes seleccionados para a segunda fase que sejam residentes em outras províncias que não Luanda, o Mosaiko responsabiliza-se pelas despesas de transporte (da província até Luanda e regresso) e teste rápido covid (reembolso contra fatura). Despesas com alojamento, alimentação e/ou outras, serão responsabilidade do candidato.

6. Prémios

a) Serão atribuídos dois prémios:

  • Prémio do júri, no valor de 300.000,00 AOA
  • Prémio do público, no valor de 200.000,00 AOA

b) O valor dos prémios inclui impostos, à taxa em vigor

c) O prémio do público será decidido por contagem directa da votação do público. Cada pessoa presente terá  direito a um voto.

d) Caso a mesma pessoa vença o prémio do júri e o prémio do público, o prémio do público passa para a segunda pessoa mais votada.

e) Os textos participantes a concurso na segunda fase serão publicados. Cada participante terá direito a 2 (dois) exemplares da publicação.

7. Disposições finais

O formato presencial da final poderá ser alterado, em função das disposições legais do contexto de pandemia.

Todas as dúvidas, omissões ou reclamações resultantes da aplicação deste regulamento serão esclarecidas e resolvidas pelo Mosaiko | Instituto para a Cidadania.

Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito