COMUNIDADE DA GABELA BRINDADA COM FORMAÇÃO SOBRE «EDUCAÇÃO CÍVICA ELEITORAL», DADA PELO MOSAIKO

A formação facultada pelo Mosaiko | Instituto para a Cidadania, decorreu no salão nobre da Paróquia Rainha Santa Isabel.

Gabela, Kwanza Sul

A formação facultada pelo Mosaiko|Instituto para a Cidadania, decorreu no salão nobre da Paróquia Rainha Santa Isabel. Aníbal Morgado, missionário da “Boa Nova”, procedeu à abertura com notas de boas vindas endereçadas aos participantes e à equipa do Mosaiko. Ao longo de pouco mais de dois dias, estiveram presentes membros da Comissão Nacional da Juventude e líderes políticos, funcionários da Polícia Nacional, alguns jovens e leigos da Paróquia.
A sociedade e o contrato social, a moral e a ética – temas que fizeram parte do pacote preparado para a formação -, foram apresentados por Júlio Candeeiro, Director-Geral do Mosaiko.
«Nascemos para viver em sociedade. A ética, honestidade, amizade, transparência, sinceridade são valores fundamentais dentro do processo de convivência», disse Frei Júlio Candeeiro, durante a sessão. E, mais acrescentou que, tudo começa com base num contrato – o que implica que as pessoas não devem abrir mão de certos direitos, a favor de um governo ou autoridade para obterem vantagens de ordem social.
Lima de Oliveira, formador do Mosaiko, aquando da sua intervenção, distinguiu a democracia e o multipartidarismo, o princípio da tolerância político-partidária, a prevenção e resolução de conflitos eleitorais.
Miguel da Silva, formador estagiário, abordou o conteúdo da Lei Geral sobre as eleições 36/11 e do Código de conduta eleitoral 7/12.
Ao último dia da formação, os participantes foram presenteados com um trabalho em grupo, cujo objectivo foi reflectir sobre as oportunidades e ameaças que podem trazer as eleições gerais em Angola.

Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito