Censo e as decisões

Na quinta-feira, 16 de Outubro do corrente ano foram apresentados os resultados preliminares do Censo 2014

Censo 2014

Luanda

Na quinta-feira, 16 de Outubro do corrente ano foram apresentados os resultados preliminares do Censo 2014. Os dados apresentados referem-se ao número de pessoas que vivem no país e observou-se que em Angola há 24 383 301 habitantes. Dos quais 52% são do sexo feminino e 48% do sexo masculino.

Também foram apresentados os resultados de cada província. Luanda acabou por ser a província mais populosa do país e é curioso notar que precisamente as províncias do Bengo e Kwanza Norte que fazem fronteira com a capital têm o menor número de pessoas.

Os dados fornecidos confirmam alguns factos que a realidade diária nos mostra, por exemplo, quando nos dizem que a maioria da população está concentrada na capital ou nas cidades do interior do país. Basta dar um passeio por Luanda para verificar que não só existe uma grande população como parece também que ela aumenta todos os dias.
Os resultados do censo são importantes para a contribuição do desenvolvimento do país.

No entanto, estes dados levantam questões para as quais é impossível permanecer-se surdo ou indiferente. Não são perguntas inactivas ou retóricas, São questões que surgem a partir do nosso exercício de cidadania e do contacto com a população assim como do nosso interesse em trabalhar juntos para “Uma Angola melhor”

Agora que sabemos quantos somos e onde estamos, que medidas serão tomadas para cumprir uma melhor distribuição da riqueza no país? Dada a constatação de que a maioria da população vive na capital Como gerir a distribuição de serviços básicos, como água, electricidade, saneamento, de modo a atingir o maior número de pessoas? E com esta concentração de população que políticas do Estado devem ser promovidas de modo a contribuir para uma maior descentralização? Que novas oportunidades serão criadas para promover o desenvolvimento nas províncias? Com que instituições ou organizações se vão comparar ou analisar os dados para a partir deles promover as políticas adequadas às necessidades de hoje?

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito