Biblioteca Mosaiko realiza seminário sobre elaboração de Monografia

A formação foi dirigida a estudantes universitários

SEMINÁRIO SOBRE ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA

17 a 21 de Julho de 2017

Viana | Estalagem, Luanda

No âmbito das actividades planificadas para o ano de 2017, a biblioteca do Mosaiko| Instituto para a Cidadania, realizou o seminário sobre elaboração de monografias para estudantes do ensino superior entre os dias 17 e 21 de Junho do corrente ano, com objectivo de facultar aos estudantes que estão a frequentar o último ano da universidade e não só, ferramentas para elaborar as suas monografias.

Durante cinco dias de formação, os 15 estudantes oriundos das Universidades Jean Piaget; Católica de Angola, do Instituto Técnico de Angola (ISTA), e do Complexo Teresiano, entre outras instituições reflectiram sobre: a pesquisa científica e o seu contributo para a ciência e a aplicação do método científico na elaboração de monografia.

E dentro das monografias em especifico os estudantes reflectiram sobre os objectivos geral e específicos, delimitação, a formulação de hipóteses; fundamentação teórica, justificação do tema e criação de referencias bibliográficas e as conclusões, finalmente aprenderam e tiveram contacto com o fichamento que é o instrumento que permite ao estudante que ao pesquisar possa elaborar e criar a sua própria biblioteca.

Uma das participantes na formação, Paula Francisco professora do colégio Emanuel Kutolola e antiga estudante do ISTA disse, que apesar de já ter feito a sua monografia, queria enriquecer os seus conhecimentos visto que é muito comum o plagio e muitas pessoas mandam fazer as suas monografias. Com formações do género vai se diminuir o plágio e de certa forma o analfabetismo cientifico disse a participante.

Já Dionísio Paposseco, que tem a pretensão de escrever um livro, disse que o seminário serviu de fonte e consolidação, pelo facto de já ter participado na elaboração da monografia do seu irmão, os estudantes têm muitas dificuldades em fazer as suas monografias, visto que nas faculdades a metodologia de investigação científica é leccionada no último ano de formação. comentou.

Por seu turno, A Irmã Cecilia Prudencio, coordenadora da Biblioteca Mosaiko, afirmou que para os próximos meses estão previstos outro seminários, em Agosto por exemplo, está planificado um seminário para os estudantes do ensino médio com o tema: Como elaborar um trabalho de fim do curso , e outro para estudantes do I Ciclo onde a temática dominante será as ferramentas de como elaborar um trabalho académico.

Mosaiko 20 Anos ao Serviço dos Direitos Humanos.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito