“Angola é uma empresa privatizada pelo MPLA”

Esta e outras analogias fizeram parte do Cidadania em Debate no passado sábado, 8, com o tema “Eleições Gerais de 2022: desafios para a sociedade civil, antes e depois”, facilitado...

Esta e outras analogias fizeram parte do Cidadania em Debate no passado sábado, 8, com o tema “Eleições Gerais de 2022: desafios para a sociedade civil, antes e depois”, facilitado por Nelson Dembo “Gangsta”. 

“Estamos no tempo exacto e de verdadeira participação dos cidadãos. 2022, vamos a caminho de 30 anos de experimentação, maturação e de crescimento dos cidadãos angolanos. Eles acordaram para o universo do questionamento”, começou por dizer o motivador social, como gosta de ser tratado.

Para Gangsta, Angola precisa de um partido “merecedor” e não o que “simplesmente sobe ao poder”, por via do sufrágio universal. Acrescenta que ainda se vive na “bipolarização de que se não és do MPLA és da UNITA, o que dificulta a unidade da pátria.”

A força do meio

A sociedade civil, segundo sugeriu Gangsta, “dentro do espírito da unidade, do povo, e da vontade de se querer construir um país condigno, deve criar a força do meio porque se não discutirmos, seremos a consequência dos resultados e nós sabemos quais são as modalidades fraudulentas que se usam a nível do processo eleitoral. O MPLA tem a máquina.”.

Alguns participantes do debate questionaram o destaque que a UNITA tem merecido “como se houvesse um só partido político da oposição”. Em resposta, Gangsta constatou que “no pós-independência e nesses cerca de 30 anos de pleito eleitoral, a UNITA é a adversário natural do MPLA”.

“Vemos um Adalberto da Costa Júnior (ACJ) a ser ostracizado, humilhado e perseguido, com dinheiro público, é o dinheiro que se usa na TPA e no SINSE. O MPLA não gosta que falem na frente o que não concorda e ACJ bate de frente quando não concorda”, defendeu.

De acordo com Gangsta as fraudes eleitorais travam-se antes do pleito, “devemos criar as nas nossas comunidades, uma sociedade paralela, vamos reclamar os escrutínios nos municípios (ainda não previsto na nova Lei Orgânica das Eleições Gerais), vamos ficar na rua ou criar boicote ficando em casa como sinal de protesto. Só podemos reclamar da possível fraude eleitoral se estivermos no jogo desde o princípio”, advertiu. 

Apoio: MISEREOR

Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito