A cantora e compositora, Aline Frazão, falou sobre Arte: Construtora do Pensamento Crítico, no último “Cidadania em Debate” que decorreu no dia 11 de Agosto, no Jango do Mosaiko, em Luanda.
“O artista é um cidadão igual a qualquer outro cidadão e tem medo… O medo é realmente paralisante, mas, é necessário quebrar o silêncio”, defendeu a cantora ao introduzir o tema do debate, lançando ainda a pergunta: Os artistas devem ou não assumir um papel mais interventivo na sociedade?
Analisando o que se produz no sector artístico nacional, sobretudo na vertente musical, Frazão e os mais de 80 participantes, reflectiram sobre o impacto de alguns géneros musicais no passado e no presente.
Para Aline Frazão, o pensamento crítico começa com o questionar o porquê das coisas. E a arte presta-se a este questionamento de forma livre. “Sem esquecer o efeito que tem sobre as pessoas, a música pode servir para despertar emoções, mas também pensamentos e ideias”.
Domingos Cândido, participante do debate, revelou que o estilo de música “Rap” ajudou-o a ser um cidadão mais consciente dos seus direitos e a manifestar-se contra as injustiças sociais.
Já Daniela Vieitas, também participante do debate, destacou que existem muitas músicas que “coisificam” e desrespeitam a mulher. A participante deixou o alerta e o desafio aos fazedores e agentes reguladores para que observem os conteúdos que são produzidos e influenciam negativamente a sociedade.
A 23ª edição do “Cidadania em debate” acolheu 88 pessoas, 28 das quais, mulheres. O tema apontou para a forma como a arte contribui para a construção de uma Angola melhor. Esta actividade é uma iniciativa do Mosaiko | Instituto para a Cidadania, e pretende trazer à reflexão os artistas, como peças importantes no processo de construção de um país mais justo.
Sobre o Cidadania em debate
É um espaço de partilha de conhecimentos, que acontece no segundo sábado de cada mês, no Jango do Mosaiko das 9:30 às 12 horas.
O Mosaiko convida sempre uma pessoa com experiência em determinados assuntos sociais para conduzir o debate.
No próximo dia 08 de Setembro, o activista social e rapper, Luaty Beirão, vai facilitar o tema: Activismo e Compromisso Social.
A entrada é Livre.
Por uma Angola Melhor!