20 – 21 de Julho de 2017
Cazenga | Kalawenda, Luanda
Uma equipa do Mosaiko constituída pela coordenadora da Biblioteca, irmã Cecilia Prudencio, e pelo jornalista António Gonga facilitaram nos dias 20 e 21 de Julho, um seminário de formação sobre: O compromisso do educador na construção da democracia. A actividade decorreu no Bairro Kalawenda, município do Cazenga.
O encontro organizado pelo Projecto Mutuê, Muxima,Moko e Malu (4Ms), contou com a participação de 65 pessoas, entre alfabetizadores e professores de sete instituições de ensino e seis núcleos de alfabetização do município.
Durante os dois dias de formação, os participantes discutiram os seguintes assuntos: a construção de uma escola democrática e o papel do educador neste processo. Os alfabetizadores também participaram de dinâmicas, trabalhos em grupos e assistiram trechos de filmes relacionados ao tema, que serviram como base nas discussões.
Para o coordenador do Projecto de Alfabetização 4Ms, Ladislau Simão, esta formação foi bastante positiva. Considero muito bom o número de participantes e acredito que todos saem daqui satisfeitos com mais este seminário, disse.
Segundo o coordenador, os seminários têm como objectivos: contribuir na formação integral dos alfabetizadores e oferecer conhecimentos e práticas para compreender os alfabetizandos, o encarregado e os demais agentes educativos. Esperamos que estes professores e alfabetizadores apliquem nas escolas e nas suas comunidades os conhecimentos e práticas democráticas aprendidos durante esta formação, destacou Ladislau Simão.
A alfabetizadora do primeiro módulo, do Núcleo São Mateus, Alice Cassinda, disse que este seminário foi de grande valia para ela. Aprendi como podemos ter uma escola democrática; para mim é construtivo que haja mais formações semelhantes, afirmou a alfabetizadora que tem 65 anos de idade.
Para a facilitadora do seminário, irmã Cecilia Prudencio, o destaque também foi a boa interecção dos participantes. Deu para ver que os participantes tinham interesse em aprofundar os conhecimentos sobre como pôr em prática uma escola democrática, finaliza a irmã Cecília Prudêncio.
Sobre os seminários de formação
O Projecto de Alfabetização 4Ms organiza anualmente dois encontros de formação com os alfabetizadores, alfabetizandos e professores de algumas escolas do município do Cazenga. Nestes últimos dois anos, os temas sugeridos pelos próprios participantes foram facilitados pelo Mosaiko, e os encontros tem decorrido no período da pausa escolar.