20- 22 de Julho de 2017
Com o objectivo de capacitar os membros da sociedade civil e organizações do município de Malanje em matéria de democracia e eleições, o Mosaiko| Instituto para a Cidadania facilitou um Seminário sobre Educação Cívica Eleitoral nos dias 20, 21 e 22 de Julho à convite da Cáritas de Malange.
No encontro estiveram representantes de partidos politicos, professores, membros da comissão diocesana de Justiça e Paz de Malanje, organizações parceiras como a Cáritas, ADRA, num total de 42 pessoas.
Durante os dois dias de formação, os participantes reunidos no salão da Paróquia Nossa Senhora de Assunção, Sé Catedral de Malanje discutiram através de exemplos práticos o processo eleitoral angolano, levantando questões relacionadas com a separação de poderes, a forma de votação das pessoas com deficiência, sanções para quem viola o dever de sigilo, a actuação e comportamento dos sobas durante o processo eleitoral, identificaram os principais desafios das eleições de 2017, depois de terem identificado os desafios para as eleições deste ano, concluíram haver intolerância politica, tendo ressaltado que a sua prevenção passa pela educação cívica antes, durante e depois da votação, como parte do amadurecimento democrático dos cidadãos.
A actividade faz parte do projecto financiado pela Fundação Fé e Cooperação, Misereor e Instituto Camões. A equipa do Mosaiko esteve constituída pela advogada estagiária Elsa Teixeira, o assessor José Samoko, a jornalista Deonilde da Graça e pelo Osvaldo Tomás que apoiou na logística
Mosaiko 20 Anos ao Serviço dos Direitos Humanos em Angola