LÍDERES COMUNITÁRIOS CAPACITADOS EM MÁTERIAS SOBRE EDUCAÇÃO CÍVICA ELEITORAL

Queremos que durante as eleições as pessoas possam se sentir seguras para votarem com liberdade

EDUCAÇÃO CÍVICA ELEITORAL

Malange, Quela

Mais de 50 pessoas participaram do Seminário sobre Educação Cívica Eleitoral. A actividade formativa promovida pelo Mosaiko | Instituto para a Cidadania decorreu em Malange, entre os dias um e três de Junho.

Com dinâmicas sobre eleições simuladas, análise do contexto em que vivem as pessoas do município do Quela e jogos sobre soluções de problemas, o encontro reuniu representantes da Comissão de Justiça e Paz, do Núcleo dos Direitos Humanos, dos Partidos políticos, Professores, Autoridades tradicionais e Agentes de ordem pública. O seminário foi facilitado pela equipa de assessores do Mosaiko, Elsa Teixeira, José Samoko e na logística esteve Osvaldo Tomás.

A advogada estagiária do Mosaiko, Elsa Teixeira, explica que a participação efectiva das pessoas durante todo o processo eleitoral, o envolvimento com as situações de conflitos como: divergências de ideologias partidárias, recolha obrigatória dos cartões eleitorais e a busca coletiva de soluções foram os pontos fundamentais abordados no decorrer do seminário. Contudo, sentimos que falta muita informação sobre os deveres e direitos das pessoas, disse a advogada.

Elsa lembra que em relação a educação cívica eleitoral, o Mosaiko está a promover espaços de formação e capacitação dos agentes da comunidade em algumas províncias do País. Queremos que durante as eleições as pessoas possam se sentir seguras para votarem com liberdade, destacou.

Segundo a advogada, dentro dos encaminhamentos que o Mosaiko propõe para o processo eleitoral, através de reflexões feitas com os participantes, a ideia fundamental é sensibilizar mais pessoas, no sentido de quando se aperceberem da ocorrência de erros durante o processo eleitoral, os delegados devem escrever a reclamação à Comissão Municipal Eleitoral, tudo isso são formas de exercer a cidadania, denunciar as irregularidades e corrigir os erros, afirma Elsa.

Compromisso
Os participantes decidiram que todas as segundas e sextas-feiras, vão reunir os estudantes do Segundo Ciclo da Escola de Formação de Professores para estudarem o Código Eleitoral, além disso, vão realizar palestras com representantes da educação e da comunidade em geral para esclarecer quais são os direitos e deveres dos cidadãos durante as eleições.

Esta actividade foi organizada pela Comissão de Justiça e Paz do Quela e teve o apoio da FEC, Instituto Camões e Misereor.

Mosaiko 20 anos ao Serviço dos Direitos Humanos em Angola

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito