DIA INTERNACIONAL DA ABOLIÇÃO DO TRÁFICO NEGREIRO

O tráfico de pessoas é uma realidade do mundo actual

DIA INTERNACIONAL DA ABOLIÇÃO DO TRÁFICO NEGREIRO

23 de Agosto

Ao pensar em tráfico de escravos, muitos de nós podemos cair no erro de achar que se está a falar de um evento passado, uma história que aconteceu há muito tempo, uma história dolorosa, mas que como muitas outras faz parte do passado. No entanto, o tráfico de pessoas é uma realidade do mundo actual. Pessoas com nome que pertencem a uma família e a um povo continuam a ser vítimas de exploração.

Alguns dias atrás, assisti o filme Amizade, dirigido por Steven Spielberg, um filme de vítimas do tráfico, é impressionante e comovente, um filme que mostra a barbárie do tráfico de seres humanos durante o século XIX. Mas vou-me fixar apenas numa imagem, o Oceano Atlântico. O mar é a maior testemunha da morte de homens e mulheres que foram tratados sem qualquer respeito pela sua humanidade. As águas do mar albergam corpos de muitos inocentes. Essa foto fez-me lembrar de uma realidade que assistimos hoje: a imigração ilegal.

Quantas vezes ouvimos falar sobre o naufrágio de embarcações que transportam imigrantes que fogem do sofrimento de África para a Europa. Então, naquela altura como agora, o mar torna-se testemunha e casa para muitas das vítimas deste sistema económico, político e social que descarta homens e mulheres que segundo os seus parâmetros não são produtivos.

De acordo com o secretário-geral das Nações Unidas, o tráfico de seres humanos é uma indústria global e cruel que nega as vítimas não só os seus direitos, mas também a sua dignidade e gera bilhões de dólares devido à rede do crime organizado

Hoje, como ontem, é hora de dizer basta a este tratamento desumano e de lutar juntos para que se respeitem os acordos internacionais que proíbem o tráfico de pessoas

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito