Do trabalho desenvolvido pelo Mosaiko | Instituto para a Cidadania durante o primeiro se-mestre de 2012, destaca-se o seguinte:
- O Mosaiko | Instituto para Cidadania foi o vencedor do Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Angola 2012, na categoria Associativismo. O prémio foi atribuído em reconhecimento pelo seu contributo na cooperação entre o Estado e as organizações da Sociedade Civil, nas demolições e realojamentos das populações no município da Mata-la (Huíla).
- Por ocasião da visita a Angola de Ban Ki-moon, o frei Júlio Candeeiro, Director Geral do Mosaiko, participou, em Luanda, na reunião do Secretário-Geral das Nações Unidas com alguns representantes da sociedade civil angolana.
- O Mosaiko criou uma página no Facebook e passou a actualizar regularmente o seu website (www.mosaiko.op.org).
- Realizaram-se visitas de auscultação aos vários Grupos Locais de Direitos Humanoscom o objectivo de incluir as suas necessidades e expectativas no processo da planificação estratégica do Mosaiko.
- Três dias de retiro, facilitados por duas assessoras – Mary Daly e Murielle Mignot – du-rante os quais o Conselho de Direcção do Mosaiko deu sequência ao processo de dese-nho do Plano Estratégico 2012-2021.
- Organização de Estágios para Estudantes finalistas de Direito junto dos Grupos Locaisde Direitos Humanos com quem o Mosaiko trabalha habitualmente.
- O número e a qualidade de intervenção em casos de violação de Direitos Humanos cres-ceram significativamente, graças à acção dos defensores oficiosos formados pelo Mosaiko.
- Realização da primeira fase de um novo ciclo de Formação Jurídica Básica com novos participantes dos Grupos Locais de Direitos Humanos.