Viana | Estalagem,
Entre os dias 15 e 19 de Maio, a Biblioteca Mosaiko promoveu um seminário de formação sobre Educação em Direitos Humanos. A actividade decorreu na sala de reuniões do Instituto e teve a participação de professores e estudantes de 14 escolas dos municípios do Cazenga e Viana.
As reflexões temáticas foram dinamizadas pelo Alfabetizador, Victor Barbosa, o Advogado Barros Manuel e a assessora em Direitos Humanos, Djamila Ferreira.
Um dos momentos marcantes do seminário foi a aplicação prática do jogo didáctico sobre os Direitos Humanos em Angola, o mesmo foi apresentado pela voluntária do Mosaiko, Daniela Vieitas, que também ensinou algumas metodologias de como trabalhar esta temática com os estudantes. Uma vez, que no próximo mês de Junho, essas escolas vão aplicar o jogo: Uma viagem pelos Direitos Humanos em Angola.
Este jogo educativo insere-se no contexto das comemorações dos 20 anos do Instituto Mosaiko e tem como objectivos, envolver professores e estudantes com as causas ligadas aos Direitos Humanos, promover troca de experiências sobre o tema e contribuir para a construção eficaz de uma cidadania participativa.
O professor António João, da Escola Santa Marta, comenta que a formação foi positiva e a dinâmica utilizada foi fundamental para a compreensão do assunto o Mosaiko teve bastante cuidado com a selecção do tema e a forma que os moderadores trabalharam, ajudou a trazer coisas novas, referiu ele.
Para o estudante e estagiário do Instituto Superior João Paulo II, Joaquim Tamoio a acção ajudou a descobrir aspectos sobre a realidade dos Direitos Humanos em Angola, principalmente no que diz respeito à educação. Para ser efectivado este direito é necessário que tenhamos iniciativa e não devemos apenas depender e esperar dos órgãos do Estado, ressaltou Tamoio.
Este seminário faz parte do Projecto Educação em Direitos Humanos e teve o apoio da Misereor.