31 Maio a 22 de Setembro 2017
Luanda
“O teatro para mim, é o outro, é o diálogo, é a ausência do ódio. Amizade entre povos… O teatro é muito forte, resiste e sobrevive a tudo: às guerras, às censuras, à falta de dinheiro”. (Isabelle Huppert )
Por acreditar nesta capacidade que arte tem de contribuir com a mudança do pensamento e comportamento das pessoas, o Mosaiko| Instituto para a Cidadania lança o Concurso de Teatro “Direitos Humanos ao palco”.
O concurso é aberto a grupos de teatros amadores e profissionais, os textos originais devem ser enviados para o endereço: mosaiko@mosaiko.op.org , até dia 15 de Junho. Os grupos interessados devem consultar o regulamento do concurso disponível no site do Mosaiko.
Este concurso tem objetivo de incentivar a criação de espectáculos de teatro que possam promover e conscientizar as pessoas sobre “Cidadania e Direitos Humanos”.
Para a assessora do Mosaiko, Daniela Vieitas, esta iniciativa é um incentivo às pessoas a pensarem suas realidades, também a partir da arte. “Acredito que o teatro tem uma força maior, pois é uma arte que depende apenas do actor. O homem e a mulher podem fazer teatro em qualquer condição e está é uma maneira de dar voz e vez a quem não tem”, afirma a Daniela.
Como decorrerá o concurso
O concurso terá três fases principais, a primeira será a selecção de textos; a segunda selecção de peças teatrais e terceira é a apresentação ao público. Os espectáculos seleccionados serão apresentados ao público e a um júri integrados no evento “Jornadas da Cidadania ”a decorrer em Luanda durante o mês de Setembro de 2017. O resultado final do concurso será anunciado no último dia das “Jornadas da Cidadania”. Para uma informação mais detalhada consulta o Regulamento do Concurso.
Prémio
Após as selecções haverá apenas dois grupos vencedores, os quais receberão prémios de igual valor. O prémio será atribuído em material técnico e formativo para teatro.
Mais informações podem ser obtidas por mensagem para o mosaiko@mosaiko.op.org ou por telefone (00244) 929 775 815.