1 de Julho de 2017
Benguela,
No dia 1 de Julho, a equipa do Mosaiko fez uma visita de assessoria ao Núcleo Dinamizador de Direitos Humanos do Cubal, província de Benguela. Estiveram presentes no encontro 14 membros do grupo.
A equipa visitante, constituída pela advogada estagiária, Elsa Texeira, o assessor em Direitos Humanos, Filipe Pedro e Osvaldo Tomás, na logística, acompanhou as actividades que teve como objectivos: analisar o contexto das situações de Direitos Humanos na comunidade; fortalecer a relação de parceria entre o Mosaiko e o Núcleo; identificar as debilidades existentes a nível organizativo, metodológico e administrativo do grupo e colectivamente elaborar um plano de assessoria.
No decorrer do encontro, os participantes apresentaram à equipa alguns casos de violação de Direitos Humanos que a comunidade tem enfrentado, como conflitos de terras e a falta de registo civil das crianças da localidade.
No final da visita, o Núcleo Dinamizador de Direitos Humanos do Cubal comprometeu-se em fazer a recolha dos dados das crianças e adultos sem registo de nascimento e intervir junto da Conservatória de Registo Civil do município, organizar um Seminário de formação sobre a Lei de Terras, de modo que possam prevenir certos conflitos que têm sido constantes nas aldeias, afirmou Elsa Teixeira.
A assessoria aos Grupos Locais de Direitos Humanos está integrada no projecto financiado pela União Europeia e Embaixada do Reino dos Países Baixos em Angola.
Mosaiko 20 anos ao serviço dos Direitos Humanos em Angola