5-30 de Junho
Teve início nesta segunda-feira, 5 de Junho, o jogo didáctico Uma Viagem pelos Direitos Humanos em Angola. A actividade organizada pela equipa da Biblioteca do Mosaiko | Instituto para a Cidadania vai envolver estudantes e professores de 14 escolas pertencentes aos municípios de Viana e Cazenga, durante o mês de Junho.
A dinâmica do jogo vai ser aplicada uma vez por semana nas escolas: 5008; 5108; Betânia; Boa Visão; Ascensão Nicol; Maria Luisa; Complexo Escolar Teresiano; Estrela do Oriente; JOMANDRÉ; Escolinha da Paz; Nossa Senhora da Anunciação; Boa Nova; Santa Marta e Santa Madalena. Estas instituições escolares seleccionadas são do ensino primário, do primeiro e segundo ciclos.
Conforme explica o bibliotecário Avelino Calipa, a actividade lúdica insere-se no âmbito dos 20 anos do Instituto e tem como objectivos: Dar a conhecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos por meio do jogo e pensar formas reais de materializar tais direitos. Um dos objectivos que pretendemos é que, depois de terminado, as escolas consigam dar continuidade aos jogos a fim de ajudarem as crianças a perceberem os Direitos Humanos, afirma.
Avelino Calipa destaca que dentro do tema dos Direitos Humanos em Angola, os estudantes vão ter oportunidade de reflectir sobre assuntos pontuais como: Direito à vida, à educação, à cultura, à nacionalidade, à livre circulação e residência, ao voto, ao trabalho, a liberdade de opinião, de pensamento, de religião, entre outros.
O jogo será aplicado em etapas e está a ser facilitado pela equipa do Mosaiko, constituída pela irmã Cecília Prudêncio, Avelino Calipa, Policarpo Lindo, a voluntária Maria de Lourdes e os estagiários Joaquim Camoio, Yolene Uindua e Delmiro Rodrigues.
Para que esta actividade fosse desenvolvida nas escolas, o Mosaiko realizou, entre os dias 15 e 19 do mês de Maio, um seminário de formação com os professores, no qual abordaram o tema: Educação em Direitos Humanos.
Mosaiko 20 anos ao Serviço dos Direitos Humanos em Angola