Luanda | Faculdade de Ciências Sociais – Universidade Agostinho Neto
O MOSAIKO | Instituto para a Cidadania participou entre os dias 12, 13 e 14 de Setembro numa jornada científica, submetida ao tema «Que Sociologia para Angola», organizada pelo departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais. A actividade decorreu no anfiteatro da referida instituição onde se traçaram objectivos, como: contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da sociologia em Angola; fomentar a participação da sociologia e dos sociólogos angolanos no debate e na resolução dos problemas sociais; estimular as reflexões e a identificação de pesquisas científicas sobre os principais fenómenos e processos sociais que caracterizam a sociedade angolana e constituem, por isso, matéria de reflexão académica (entre outras).
Participaram no encontro, docentes e estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e membros das organizações da sociedade civil, estando ainda o mesmo alargado a todos os interessados na abordagem.
Coube ao Director-geral do MOSAIKO, Frei Júlio Candeeiro, dar uma prestação, reflectindo sobre o tema «A Imaginação Sociológica na conjugação de Direitos e Deveres em Meio Rural, experiência do MOSAIKO | Instituto para a Cidadania».
A realização das primeiras jornadas científicas do departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, inspira-se no debate sobre a adequação da Universidade Angolana. Mais especificamente das Ciências Sociais no curso de Sociologia às realidades sociais que cercam o país e aos processos em curso na sociedade do pós-guerra civil. Tanto na perspectiva da construção de um ambiente de paz, como sob o ponto de vista do alcance do progresso social inclusivo.