Educação e Desenvolvimento

É um desafio estar com os educandos como presença educativa

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

30 de janeiro

Icra-Educadores Sociaias, Luanda

O conceito de Desenvolvimento humano está em harmonia com a visão do desenvolvimento do humanismo social cristão que procura, em palavras do beato Papa Paulo VI, o «desenvolvimento integral do homem todo e de todos os homens». Os princípios de desenvolvimento que propõe a Igreja consistem, em primeiro lugar, na centralidade da pessoa humana. Sendo este princípio ignorado, a própria qualidade da actividade económica fica comprometida .

O Papa Francisco afirma com firmeza que a crise financeira que atravessamos faz-nos esquecer que, na sua origem, há uma crise antropológica profunda: a negação da primazia do ser humano.

O desenvolvimento humano é o processo pelo qual uma sociedade melhora a vida dos seus cidadãos através de um aumento de bens com os que podem satisfazer suas necessidades básicas e complementares, e a criação de um entorno que respeite os direitos humanos de todos eles. Também é considerado como a quantidade de opções que tem um ser humano no seu próprio meio, de ser ou fazer o que ele deseja ser ou fazer.

O desenvolvimento humano também pode ser definido como uma forma de medir a qualidade da vida humana no meio que se desenvolve, e uma variável chave para a classificação de um país ou região (…)

Um dos objectivos da educação é que esteja ao serviço da inserção no mercado do trabalho e o desenvolvimento do país. Eis aqui um ponto chave no qual o Ministério da Educação conjuntamente com o Ministério do Trabalho, e ainda mais, com outros ministérios: Petróleos, Obras Públicas, Agricultura, devem afrontar. De facto o Governo é muito consciente da assimetria entre formação acadêmica e formação técnica . No nosso país calculam-se que existem aproximadamente 230.000 estudantes universitários de áreas acadêmicas (direito, contabilidade, gestão, etc.) e não chegam a 20.000, os estudantes que se preparam no campo profissional técnico (mecânica, construção civil, electricidade, agricultura, frios, metal-mecánica, engenheira), e estes ainda quase sem prática de laboratórios. Em Angola faltam 20.000 enfermeiros! (…)

A Dimensão Comunitária do ensino, que cria pertença, responsabilidade, participação. Isto concretiza-se na dinamização da Comunidade Educativa e no estilo de animação da mesma.

-Esta dimensão comunitária no seu estilo de animação se baseia mais nas relações pessoais, partilha de valores e participação de todos. É um estilo que não se afirma nas funções dos papeis e na autoridade.

-É uma animação do ambiente com algumas opções precisas: Estar com os educandos como presença educativa; basear-se nas relações pessoais e não simplesmente nas relações funcionais; conceder protagonismo aos jovens; suscitar um caminho de crescimento nos diversos aspectos da sua vida; e acompanhar o processo educativo.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito