Democracia e eleições no Cuando Cubango

Quarenta e dois munícipes de Menongue formados em matéria de eleições

DEMOCRACIA E ELEIÇÕES NO CUANDO CUBANGO

11-13 de Julho 2017

O Mosaiko | Instituto para Cidadania facilitou, de 11 a 13 de Julho, um seminário de formação sobre Educação Cívica Eleitoral, no município de Menongue, Província do Cuando Cubango.

Participaram do seminário 42 cidadãos em representação de diferentes instituições sociais, tais como a Igreja Evangélica Congregacional em Angola, Cáritas Diocesana de Menongue, Cruz Vermelha, as ONG´s ACADIR e MBAKITA, e os partidos políticos UNITA e MPLA.

A equipa do Mosaiko, constituída pelo advogado Hermenegildo Teotónio e o assessor Filipe Pedro, reflectiu com os participantes sobre o direito de sufrágio e os Direitos Humanos; processo eleitoral em Angola; a conduta dos agentes eleitorais (Princípios, Direitos, deveres e sanções); a campanha eleitoral e processo de votação; a missão dos observadores, bem como a prevenção e resolução de conflitos eleitorais.

O seminário foi organizado pela Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), que, no final da actividade, comprometeu-se em expandir os conhecimentos partilhados durante os três dias de formação nas comunidades sedeadas no município de Menongue.

Segundo o assessor de Grupos Locais de Direitos Humanos, Filipe Pedro, o seminário decorreu como previsto. Acredito que atingimos os nossos objectivos, pois o que prevíamos foi concretizado, disse o assessor.

Mosaiko | 20 anos ao serviço dos Direitos Humanos em Angola.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito