Aberta XXI Cimeira sobre o Clima em Paris

40 mil delegados e 147 líderes mundiais na abertura da cimeira em França

30 de Novembro a 11 de Dezembro

França, Paris

A 21ª Conferência das Partes (COP21) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas está a decorrer em Paris-França de 30 de Novembro a 11 de Dezembro.

O tratado a ser rubricado tem como objectivo básico a redução na emissão de gases de efeito estufa a médio prazo, no período de 2020 a 2050, para não deixar que o aumento da temperatura média global ultrapasse os dois graus centígrados (2ºC).

Os representantes de todo o mundo começaram a debater divergências e as várias etapas necessárias para alcançar a ambiciosa meta global: limitar o aumento da temperatura global no nível recomendado de dois graus Celsius.

No fórum será analisado também a problemática da mitigação, adaptação, transferência de tecnologias e mobilização de fundos para fazer frente às alterações climáticas.

O Vice-presidente da República Manuel Vicente, que representa o estado Angolano na cimeira expressou a necessidade de os países menos avançados beneficiarem de financiamentos para reduzir os impactos ambientais, por serem os que mais sofrem com as alterações climáticas.

O Papa Francisco também já se pronunciou sobre esta Cimeira de Paris, recorrendo as várias passagens da sua encíclica ‘Laudato si’, dedicada às questões ecológicas, O Papa desafiou os responsáveis internacionais a inverterem todas as situações de injustiça e deterioração, referindo que as mudanças climáticas são um problema global com graves implicações, constituindo atualmente um dos principais desafios para a humanidade.

Francisco defende um diálogo sincero e franco, com a colaboração de autoridades políticas, comunidade científica, empresas e sociedade civil, para promover uma mudança de rumo e um novo estilo cultural.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito