Mosaiko

IDENTIDADE

Mosaiko | Instituto para a Cidadania é uma organização Angolana sem fins lucrativos, que visa contribuir para uma cultura de Direitos Humanos em Angola..

Fundado em 1997, pelos Missionários Dominicanos (Ordem dos Pregadores – Igreja Católica), foi a primeira instituição angolana a assumir, explicitamente, como missão, a promoção dos Direitos Humanos em Angola.
Urge, por isso, posicionar o respeito pela Cidadania e pelos Direitos Humanos como valores fundamentais para o desenvolvimento sustentável de Angola, pois as Pessoas são sempre a maior riqueza de um país!
Para tal, o Mosaiko coloca-se numa perspectiva que não se limita à “gestão do quotidiano”, nem pretende “trabalhar para”, mas “trabalhar com” os diferentes actores da sociedade angolana, adoptando uma estratégia de trabalho que passa pelo diálogo construtivo e pela transformação positiva das situações precárias, envolvendo os vários actores sociais.
Sedeado na periferia de Luanda, em colaboração com diversos grupos locais, o Mosaiko desenvolve o seu trabalho na maior parte das províncias de Angola.

VISÃO
Uma sociedade angolana que promove a cidadania e respeita os Direitos Humanos.
MISSÃO E OBJECTIVO

No Mosaiko, a cada dia trabalhamos por uma Angola melhor, menos desigual e mais justa, dialogando com as instituições públicas e a sociedade civil. Apostamos na capacitação e informação dos cidadãos e cidadās, desenvolvendo reflexões contextualizadas,
baseadas nos resultados da pesquisa social para desenvolver uma cidadania activa e construir uma cultura nacional de Direitos Humanos.

Inpiração

Desde a sua fundação no século XIII, a Ordem dos Pregadores (Dominicanos) dedica-se à Pregação da Palavra de Deus e à Promoção Integral da Pessoa Humana. As dimensões fundamentais do seu carisma – a vida em comunidade, a oração e o estudo contínuo e sistemático, tanto da Palavra de Deus como das Ciências Sociais e Humanas – estão totalmente orientadas para a pregação e a promoção da vida humana. Desde os começos da Ordem, esta vocação é partilhada por diferentes grupos – monjas, frades, leigos e irmãs – constituindo-se uma Família Dominicana que realiza a sua missão na complementaridade.

FORÇAS MOSAIKO

Valorização do Todo

O trabalho do Mosaiko não visa apenas o benefício de uma comunidade mas actuando em todo o pais a nível local, provincial e nacional procura contribuir para uma cultura de Direitos Humanos em Angola.

Equipa Qualificada

Um conjunto de colaboradores qualificados e envolvidos, numa constante busca de excelência no trabalho desenvolvido.

Efeito Dominó

Cada pessoa, grupo ou entidade é estimulada/o pelo Instituto Mosaiko a desenvolver um efeito multiplicador de conhecimentos e de iniciativas que promovam os Direitos Humanos na sua comunidade.

Credibilidade

Os resultados e o impacto do trabalho, desenvolvido pelo Mosaiko, é avaliado periodicamente por avaliadores independentes e suas contas auditadas, anualmente, por auditores externos.

Abordagem construtiva e participativa

O Mosaiko, coloca-se numa perspectiva que não se limita à "gestão do quotidiano", nem pretende "trabalhar para", mas "trabalhar com" os diferentes actores da sociedade angolana, adoptando uma estratégia de transformação de situações injustas através de uma abordagem construtiva.

Os Nossos Parceiros

APOIE A NOSSA CAUSA, TORNE-SE AMIGO MOSAIKО