Instituto para a Cidadania
É uma organização Angolana, sem fins lucrativos que pretende contribuir para uma cultura de Direitos Humanos em Angola.
Mensagem do Director
“Somos Mosaiko| Instituto para a Cidadania, uma organização fundada em 1997, pelos frades dominicanos do Vicariato de Angola e trabalhamos para a consolidação do Estado Democrático e de Direito, tendo como base os Direitos Humanos.
A dignidade de cada mulher e de cada homem constituem o cerne da nossa acção, o motivo da nossa luta.
A nossa missão é partilhada com os Grupos Locais de Direitos Humanos – associações de cidadãs e cidadãos que nos seus contextos lutam pelo direito aos direitos e para ter uma voz e vez. E apoiada por parceiros internacionais como a MISEREOR, a União Europeia, a Embaixada dos Países Baixos, a Norwegian Christian Aid e tantos outros cujo suporte financeiro tem sido indispensável”.
Júlio Candeeiro, OP
Director Geral
MISSÃO E OBJECTIVO
No Mosaiko, a cada dia trabalhamos por uma Angola melhor, menos desigual e mais justa, dialogando com as instituições públicas e a sociedade civil. Apostamos na capacitação e informação dos cidadãos e cidadās, desenvolvendo reflexões contextualizadas,
baseadas nos resultados da pesquisa social para desenvolver uma cidadania activa e construir uma cultura nacional de Direitos Humanos.
InSpiração
Desde a sua fundação no século XIII, a Ordem dos Pregadores (Dominicanos) dedica-se à Pregação da Palavra de Deus e à Promoção Integral da Pessoa Humana. As dimensões fundamentais do seu carisma – a vida em comunidade, a oração e o estudo contínuo e sistemático, tanto da Palavra de Deus como das Ciências Sociais e Humanas – estão totalmente orientadas para a pregação e a promoção da vida humana. Desde os começos da Ordem, esta vocação é partilhada por diferentes grupos – monjas, frades, leigos e irmãs – constituindo-se uma Família Dominicana que realiza a sua missão na complementaridade.