Mosaiko realiza visita à Comissão Diocesana de Justiça e Paz do Dundo

A visita contou com o apoio da União Europeia

O Mosaiko realizou, no dia 15 de Fevereiro, uma visita de assessoria à Comissão Diocesana de Justiça e Paz do Dundo.

A visita contou com a presença de 9 pessoas, entre as quais 7 homens e 2 mulheres, e aconteceu no âmbito do projecto da União Europeia que tem como objectivo reforçar as dinâmicas internas de participação da comissão e fortificar as competências e capacidades mais débeis da Comissão de Justiça e Paz.

O encontro teve também a finalidade de o Mosaiko partilhar as suas experiências dos encontros sobre recursos naturais (TCHOTA-ANGOLA e INDABA, na África do Sul) e do encontro de intercâmbio e partilhas de experiências sobre assuntos de terras, em Moçambique, para que a Comissão Diocesana se organize internamente e estude, com as comissões paroquiais, o código mineiro para ajudar as comunidades a reclamar os seus direitos junto das empresas mineiras que operam nas suas localidades.

A visita de assessoria decorreu no salão paroquial de Nossa senhora da Conceição e foi realizada por uma equipa do Mosaiko, constituída pelo director geral do Mosaiko frei Júlio Candeeiro, a assessora da direcção Daniela Vieitas e a coordenadora do Departamento de Justiça e Direitos Humanos, irmã Joana Janja.

“Durante a visita, fizemos a análise do registo de actividades e de casos da comissão e também observámos o que vai ser o seu Plano de Acção de 2018”, disse a irmã Joana Janja.

Entre as acções previstas, a Comissão Diocesana de Justiça e Paz do Dundo comprometeu-se a realizar uma formação sobre o código mineiro com todas as comissões paroquiais de Justiça e Paz da Diocese.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito