Mosaiko participa na I Semana Diocesana de Lideranças em Ondjiva

O evento tem como objectivo contribuir para a formação da equipa missionária daquela comunidade diocesana.

O Mosaiko | Instituto para a Cidadania vai participar na I Semana Diocesana de Lideranças em Ondjiva, província do Cunene, entre os dias 7 e 11 de Maio.

O evento vai ser organizado pela Associação Ame Nahame Omunu e tem como objectivo contribuir para a formação da equipa missionária daquela comunidade diocesana, bem como de reflectir com os agentes de pastorais questões relacionadas com a Liderança, com o governo, gestão dos grupos e o gerenciamento dos recursos humanos disponíveis no grupo que se lidera.

Durante os dias 7 e 8, vão ser abordados os temas: Efiko como instrumento de evangelização na Igreja e Efundula e os desafios actuais de pastorais. E entre os dias 9 e 11, o Mosaiko vai facilitar o tema: Comissão de Justiça e Paz numa Comunidade: subsídios para uma organização/mobilização exitosa de um evento.

A equipa do Mosaiko vai ser constituída pelo assessor dos Grupos Locais de Direitos Humanos Filipe Cândido e pelo director administrativo frei Mário Rui, que avançou que nesse encontro vai partilhar ideias sobre a constituição e dinamização das comissões de Justiça e Paz a nível da Diocese e das paróquias para que a dimensão do Evangelho inerente à promoção da Paz e da Justiça esteja presente na vida das comunidades cristãs da Diocese de Ondjiva.

Questionado sobre o que uma Comissão de Justiça e Paz pode fazer na comunidade, o frei respondeu que uma comissão do género pode “contribuir para a transformação daquelas situações que, pela sua gravidade, ofendem a dignidade da pessoa humana e constituem um desafio para o Evangelho e um obstáculo para a realização do Reino de Deus para a situação concreta”.

 

Por uma Angola melhor!

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito