Mosaiko apresenta a Análise do OGE nas províncias do Uíge e Cuanza Norte

Com a finalidade de aumentar o conhecimento dos cidadãos sobre o financiamento público ao sector social.

O Mosaiko | Instituto para a Cidadania apresentou, nos dias 1 e 2 de Fevereiro, a Análise Temática do Orçamento Geral do Estado 2017/2018 nas províncias do Uíge e Cuanza Norte, respectivamente. A apresentação foi feita no âmbito da campanha de advocacia do OGE que está a ser organizado pela ADRA, com o apoio da UNICEF, em parceria com o OPSA e o Mosaiko.
Os encontros tiveram a finalidade de aumentar o conhecimento dos cidadãos sobre o financiamento público ao sector social.
Na província do Uíge, a apresentação foi feita nas instalações da Cáritas Diocesana do Uíge e contou com a participação de 34 pessoas, dentre os quais 28 homens e 6 mulheres; e na província do Cuanza Norte, a equipa Mosaiko apresentou em N´dalatando, na Escola IMNE Marista, com a presença de 68 pessoas, dos quais 55 homens e 13 mulheres.
O conceito de Orçamento Geral do Estado, a sua importância, o processo de elaboração e a participação dos cidadãos na definição de prioridades locais foram os assuntos abordados.
“A Educação é o sector que mereceu maior destaque”, disse a irmã Cecilia Prudencio.
Nos dois encontros, participaram membros da sociedade civil, membros da administração local, autoridades tradicionais e pessoas singulares.
A equipa que facilitou a apresentação foi constituída pelo director administrativo do Mosaiko frei Mário Rui e a coordenadora da Biblioteca irmã Cecilia Prudencio.
No Uíge, o evento foi organizado pela Cáritas Diocesana e, em Ndalatando, pela Comissão Mista de Direitos Humanos do Cuanza Norte.

Próxima apresentação

O Mosaiko vai fazer a próxima apresentação da Análise Temática no dia 16 de Fevereiro, no Dundo, Província da Lunda Norte.

Análises temáticas do OGE
As análises temáticas do OGE são documentos que a Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), tem vindo a produzir desde 2016 com o apoio da UNICEF-Angola, e em parceria com o Observatório Político e Social de Angola (OPSA) e o Mosaiko.
A Análise Temática do OGE 2017/2018 foi apresentada no dia 30 de Janeiro último, na Sala de Conferências do INAC, em Luanda, e para a extensão do debate sobre as análises temáticas dos Orçamentos Gerais do Estado 2017 e 2018, estão a decorrer as seguintes actividades: debates informais e publicação de artigos de opinião com enfoques sectoriais denominados “Jangos Temáticos”, apresentações das análises a nível das províncias, e a realização de conferências nas academias.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito