Dia Internacional da Caridade

A caridade desempenha um papel importante no apoio aos valores e no trabalho das Nações Unidas

DIA INTERNACIONAL DA CARIDADE

05 de Setembro

Justiça e caridade, duas palavras unidas que se alimentam mutuamente. Justiça sem caridade pode se converter em opressão e caridade sem justiça pode reproduzir a dinâmica da desigualdade que domina o mundo em que vivemos. Porém, as vezes a tendência é separar estas duas palavras como se não tivessem nada a ver uma com a outra. Então acontece, o que um dia disse D. Hélder da Câmara quando dou pão a um homem sou generoso, mas se pergunto porque é que não tem pão, sou terrorista.

O Papa Francisco diz que a caridade alcança todas as dimensões da existência, todas as pessoas, todos os ambientes da convivência e todos os povos. Não existe ambiente algum que fique fora do âmbito da caridade. Praticamos a mesma caridade quando oferecemos ajuda humanitária ou quando fazemos o maior esforço em procurar justiça para todos porque temos de nos convencer que a caridade é o princípio não só das micro relações estabelecidas entre amigos, na família, no pequeno grupo, mas também das macro relações como relacionamentos sociais, económicos, políticos (CV)

A Assembleia Geral da ONU pediu que a caridade fosse incentivada através de actividades educativas e de sensibilização. A data também pretende reconhecer o papel fundamental das instituições, governos e pessoas que praticam a caridade e aliviam as crises humanitárias e o sofrimento humano. A caridade desempenha um papel importante no apoio aos valores e no trabalho das Nações Unidas disse o Secretário-geral das Nações Unidas, Ban ki Moon

A caridade segundo o dicionário da língua portuguesa significa amor ao próximo; benevolência; bondade, compaixão, esmola; beneficência. Isto dá uma ideia do rico significado desta palavra. A caridade é um valor porque fala da nobreza da nossa humanidade. A caridade é uma acção pois uma caridade que não se pratica é apenas um discurso de boas razões. A caridade é um sonho pois enquanto a justiça não for para todos, continuaremos a caminhar em direcção a ela.

Neste Dia Internacional da Caridade somos convidados a praticá-la promovendo uma justiça que alcance a todos.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito