O que fazemos

No centro da actuação do Mosaiko | Instituto para a Cidadania está o desejo de contribuir para uma Angola melhor. Uma Angola que se constrói com um pouco de todos nós.

FILOSOFIA DE TRABALHO

Partindo sempre da análise da realidade angolana, o Mosaiko | Instituto para a Cidadania pretende prestar uma gama de serviços que contribua activamente para:

  1. A consolidação da paz e da reconciliação entre os angolanos;
  2. A criação de um clima favorável à emergência de iniciativas que abram caminhos concretos para uma sociedade angolana justa e próspera.

Para tal, o Mosaiko coloca-se numa perspectiva cujo horizonte não se limita à \"gestão do quotidiano\". Com o intuito de promover um desenvolvimento integral, dando particular atenção aos mais desfavorecidos ou discriminados (as mulheres, os órfãos, os analfabetos, os desempregados ou subempregados, etc.), o Instituto procura investigar as causas profundas destas situações e principalmente criar um espaço de reflexão e de debate, inclusivo e participativo, sobre caminhos concretos que permitam superar os \"desafios\" por que passa a sociedade angolana.

Procuramos que este trabalho de investigação e reflexão seja difundido o mais amplamente possível, contribuindo para a afirmação de uma opinião pública forte e de uma sociedade civil com espírito de iniciativa.

O Mosaiko não pretende \"trabalhar para...\", mas \"trabalhar com\" as forças vivas da sociedade angolana; não pretende substituir outras acções da sociedade civil, mas suscitar um clima favorável ao aparecimento de diversas iniciativas, acompanhando e apoiando o seu desenvolvimento.