Mosaiko facilita formação sobre o direito à educação na Huíla
Sub-núcleo de Direitos Humanos do Dongo organiza a formação
22-24 Novembro 2017
Dongo | Jamba Mineira
Bookmark and Share Partilhar



O Mosaiko facilitou uma formação sobre o Direito à Educação, de 22 a 24 de Novembro, na comuna do Dongo, município da Jamba Mineira, província da Huíla.


A actividade enquadrou-se no âmbito do projecto Direitos Humanos e Cidadania e foi dirigida aos funcionários públicos, autoridades tradicionais, jovens e líderes comunitários; num total de 74 pessoas, das quais 63 homens e 11 mulheres.


A formação teve como objectivos: dar a conhecer a comunidade a Lei de base da Educação; fazer os participantes reflectir sobre a realidade da educação na localidade; relacionar o Direito à Educação com os Direitos Humanos; e promover a reflexão sobre os papéis dos diferentes agentes educativos.


Durante os três dias, a equipa do Mosaiko reflectiu com os participantes sobre o contexto da educação na localidade, os Direitos Humanos e Direito à Educação, os agentes educativos; o regulamento de escola; a Educação de Adultos; e os Objectivos do Milénio (nº4 - Educação).
Segundo a assessora de direcção Daniela Lima, a visão de fundo da formação é ter uma comunidade mais envolvida com a Educação e com maior capacidade para resolver os problemas ligados a este sector social e gestores escolares com maior conhecimento da Lei.


A equipa facilitadora foi constituída pelo director do Mosaiko frei Júlio Candeeiro, a assessora de direcção Daniela Lima e o assessor de Grupos Locais de Direitos Humanos, Filipe Pedro.


A actividade foi organizada pelo Sub-núcleo de Direitos Humanos do Dongo e teve o apoio da Misereor e da Fundação Fé e Cooperação (FEC).


Mosaiko | 20 anos ao serviço dos Direitos Humanos em Angola